Construir a casa é o sonho de muitas pessoas.
No entanto, antes de começar a construção, é fundamental elaborar um orçamento. Um conceito muito utilizado para descobrir estes valores é o cálculo do metro quadrado na construção.
Depois de elaborar o projeto e realizar o orçamento, o arquiteto tem condições de definir o valor do m² por construção. Ao revelar o custo, o cliente costuma se assustar e quer encontrar boas justificativas. Se você está passando por uma situação semelhante, então se aprofunde sobre o tema “Preço m² construção 2015: Como calcular”.
O custo de uma construção por metro quadrado depende do que foi determinado no projeto. As preferências do proprietário interferem muito no final desta conta. Por exemplo, haverá uma diferença expressiva no cálculo se ele optar por um piso de porcelanato ao invés do cerâmico, pois o material é muito mais caro.
O preço m² construção 2015, como já aconteceu nos anos anteriores, será estimado com base no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil do IBGE. O levantamento é feito relacionando as despesas com materiais e mão de obra.
Em junho de 2014, o custo por m2 da construção civil caiu 0,59%. Diante deste resultado, o custo nacional passou para R$ 1.680,73 (considerando 55% de materiais e 45% de mão de obra).
Custo Unitário Básico
O custo de obra por m² é feito por meio do CUB – Custo Unitário Básico, cuja metodologia é regida pela ABNT. A Lei Federal 4.591 de 16 de Dezembro de 1964 determina que todos os sindicatos da área de construção civil atualizem os valores unitários de construção a cada 5 meses.
Para calcular o valor do m2 por construção é preciso levar em conta todas as informações presentes no projeto-padrão. O número de pavimentos, número de cômodos e padrão de acabamento são alguns fatores relevantes no cálculo.